A unidade curricular ESD - Economia, Sociedade e Desenvolvimento trata dos seguintes assuntos:

Economia


A Economia, enquanto ciência, trata do estudo e conhecimento da produção social de riqueza, dados meios escassos de o fazer, bem como a sua distribuição. Riqueza é aqui o conjunto de bens que permitem obter um cero nível de vida e bem estar. Como a riqueza é produzida pelo conjunto das pessoas vivendo em sociedade, a economia preocupa-se com as formas de estimular o comportamento social tendo em vista a maior riqueza e a maior eficiencia na sua produção. O centro das preocupações da economia é pois o crescimento (en) da riqueza.
Questões típicas para aprender podem ser os temas referidos na página home e, de um modo geral, saber como está a evoluir o nível de riqueza e como está a ser distribuída, quais os comportamentos dos agentes económicos e que opções se podem tomar entre as alternativas de condução da política económica (en).

Desenvolvimento


O Desenvolvimento diz respeito à melhoria do bem estar das pessoas e à equidade social. Quer dizer, maior riqueza mais também maior qualidade e equilibrio na fruição dessa riqueza. Por outro lado, a equidade supõe a redução das desigualdades de riqueza e bem estar. Como são muitos factores a intervir nesta noção o nível de desenvolvimento é difícil de medir. Entre os indicadores mais utilizados estão os do PNUD (pt) ou UNDP (wikipedia: en), podendo ser consultados no relatório 2009.
Questõs típicas para aprender: a riqueza do país está a ser bem utilizada para melhorar as condições de vida? Estão estas condições a melhorar? A pobreza e as desigualdades sociais estão a diminuir? Que políticas e processos sociais podem contribuir para melhorar o bem-estar e reduzir a desigualdade?

Sociedade


...